Fases... ou não fazes!
Há fases lixadas não há?
Diz-me que não sou a única a fechar-me em copas quando não estou bem... diz-me que também trocas um ombro para chorar por umas horas de paz no teu cantinho para poderes chorar e espernear e ralhar e mostrar o pior de ti às paredes, ou por umas horas na companhia confortante do silencio da(o) tua(teu) melhor amiga(o) enquanto olhas o mar.
Eu... sou assim! O melhor que me podem fazer é deixarem-me sossegada no meu abrigo, o tempo que precisar.
"É nos maus momentos que vês quem esta ao teu lado." tão cliché quanto real.
É nestas fases que te sentes um caco, que as atitudes e palavras fazem a diferença... é nestas fases que precisas de um "sei que deves ir descansar em breve, andas exausta, dorme bem", que façam um esforço por perceber o que deves estar a sentir, te façam sentir valorizada e te mostrem que chorar, ir abaixo, não é fraqueza...
É nestas fases que vemos quem respeita o nosso espaço sem nos exigir seja o que for e sem que por isso se afaste deixando um rasto de mau estar.
E é preciso...
Valha-nos gente assim, gente verdadeira e do bem, gente respeitadora e humilde, gente que nos aceita como somos, sem trazer mais pesos e complicações. É preciso menos julgamento, menos dor de cabeça, menos aperto no coração. E mais pessoas que se consigam por de lado guardando os seus problemas e desabafos para si por compreender que tu não podes ouvi-los, pois estas com os TEUS problemas.
É preciso acima de tudo que tu consigas te desligar do que te faz mal, pôr sentimentos negativos de parte e deixares cada um ser como é, sem nunca te esqueceres do que é essencial para ti. Se podes ajudar, ajuda... se ajudar implica o teu mau estar, esquece.
Porque ninguém merece sentir-se culpado por estar menos disponível ou presente, ninguém merece senti-se um mau ser humano, mau amigo, má pessoa por precisar de tempo para si e não poder ajudar, ninguém merece carregar males nas costas que não sejam seus.
Porque quem te quer bem não se vai importar se tinhas combinado um café e entretanto não te sentes capaz. Não vai reparar se estavas acordada e não respondeste à mensagem. Vai compreender que tu és livre de fazer o que quiseres, que estás a precisar de tirar peso dos teus ombros (e ainda mais do coração) e que a depressão tem dias assim em que simplesmente não te apetece, e não serão menos amigos por isso.
Não te farão sentir menos merecedora de amor por estares numa má fase. Por muito longa que ela seja!
S.