Empatia
Continuo a achar que a empatia é uma das maiores qualidades do ser humano. Compreender e aceitar os sentimentos dos outros, ver o bem acima do mal, acreditar que há bondade nas pessoas. Sempre fui demasiado ingênua, e nao é algo que me desagrade, porque afinal, nós vemos nos outros um reflexo de nós mesmos. Se nao temos maldade em nos, temos dificuldade em ver o mal nos outros. Ja me deixou em muitos maus lençóis mas os anos passam e a necessidade de ver o bem vence mesmo assim. A empatia, era algo que não fazia tanto parte de mim. Parece que as grandes dores e lutas nos fazem ver a vida de outra forma. Faz-nos dar mais valor aos sentimentos dos outros, faz-nos perceber que nunca saberemos como é até passar por algo semelhante e compreender que as pessoas sofrem com a sua intensidade e devemos aceitar e compreender.
Qual a melhor coisa a fazer quando nao estamos bem? Durante anos pensei que era estar sozinha ja que ninguém compreendia. E afinal, quem nao compreendia era eu. Hoje a melhor coisa é estar com quem acredita na minha dor, dá valor à minha valentia, e não menospreza o que sinto, mesmo quando possa estar a exagerar. É quem está lá, os verdadeiros amigos e até os conhecidos que nos surpreendem com uma boa dose de bondade.
Espalha amor, sempre foi algo em que acreditei. Faz o bem que o resto vem. Nao vem quando queremos mas quando somos o melhor que conseguimos para os outros e para nos mesmos, o universo retribui, mais tarde ou mais cedo. Basta abrir os olhos e ver além do quotidiano. Basta prestar atenção nos pequenos gestos e parar de exigir, aos outros e a nos mesmos, mais do que conseguimos dar.
Ter quem nos ouça, nos dê um abraço e nos faça assim sentir alguém importante no mundo, é a base para sobreviver às provas que a vida nos coloca. Que possam viver uma vida rodeados de gente boa de coração, que dá sem cobrar, e que isso vos inspire a ser a vossa melhor versão. Fazer o bem, sem olhar a quem.
Boa semana!
S.