Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Miss Gemini's Blog

Um diário sem folhas, um desabar de tudo o que não tem mais lugar na cabeça. Devaneios e desabafos de uma geminiana tão diferente e tão igual a tantas outras... Sinto mais do que demonstro, sei mais do que aparento.

Miss Gemini's Blog

Um diário sem folhas, um desabar de tudo o que não tem mais lugar na cabeça. Devaneios e desabafos de uma geminiana tão diferente e tão igual a tantas outras... Sinto mais do que demonstro, sei mais do que aparento.

Auto-estima

Auto-estima, essa "coisa" que muitos anseiam e nao sabem como la chegar. Vamos esmiuçar o assunto?

Auto-estima é termos estima por nos mesmos e sabermos que merecemos a estima dos outros. É dar-nos o devido valor e não aceitarmos menos do que merecemos. É nao depender do avale alheio para sabermos o que somos. Certo? Tudo isto se torna fácil quando confiamos em nós e nas nossas capacidades. E onde vamos buscar essa confiança? Conhecendo os nossos pontos fortes e fracos, mudando o que nos limita e aceitando que ninguém é perfeito, escolhendo as nossas batalhas.

Auto-conhecimento é a chave, na minha opinião. O auto-conhecimento da-nos ferramentas para nao nos afetarmos com opiniões alheias pois sabes quando sao validas ou nao. Se sabes que és um bom amigo nao te afetará uma critica nesse sentido. Se sabes que das o teu melhor no teu emprego não teras medo de ficar desempregado. Se sabes que és forte emocionalmente nao teras medo de arriscar e cair.

Essa confiança permite-te nao depender dos outros e não apoiares a tua felicidade noutra pessoa.

Nao sou adepta do "aceita-te como és e os outros terao que aceitar também". Se es uma pessoa de bosta, nao convém que te aceites como és, pois nunca te tornaras uma pessoa decente. Se nao procuram a tua companhia algo esta errado contigo. Se nao contam contigo em momentos de aflição, algo esta errado contigo. Se estás nas mesmas condições profissionais ha mais de 3 anos, algo esta errado contigo. 

Mas calma... estar errado nao quer dizer que tenhas que mudar. Eacolhe as tuas batalhas, vê o que te incomoda neste momento e melhora nisso, sem a obrigatoriedade de mudar em tudo.

Se a tua baixa auto-estima se deve a falta de conhecimento e teres medo de ser julgada nas tuas opinioes, estuda, informa-te, define a tua opiniao com fundamentos. Se se deve ao teu corpo, assume um compromisso contigo propria e treina, alimenta-te bem, procura ajuda. Respeitares esse compromisso (ou outro que assumas) vai trazer-te confiança por saberes que és capaz de fazer aquilo a que te propoes. Se se deve a insegurança, vasculha os teus pontos fracos e fortes, conhece-te, assume as tuas falhas e acertos sem depender da opiniao de terceiros. És util na vida dos que te rodeiam? O que tens para acrescentar aos outros? Se pouco, trabalha nisso. Torna-te alguém mais agradavel, reclama menos, ouve mais, sê mais disponível. Sao tudo coisas que podes mudar.

Partindo sempre do principio de aceitar o que nao te limita e alterar o que te incomoda e paralisa.

Conheceres-te da-te confiança, que te permite arriscar sem medo de cair, por saber que serás suficiente para te levantares e tentares de novo. 

Faz sentido para ti?

 

 

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.